Explosões em Brasília: homem tentou entrar no STF, diz vice-governadora do DF
13/11/2024
Celina Leão falou em entrevista coletiva, na noite desta quarta-feira (13), que não há confirmação da identidade de quem causou explosões. PM faz varredura na região. Governo do DF: pessoa que morreu em explosão tentou entrar no Supremo
O homem que morreu após explosões, na noite desta quarta-feira (13), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, tentou entrar no Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista coletiva, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, informou que:
Primeiro houve uma explosão de um carro, no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados, por volta das 19h30
Em seguida, o suspeito tentou entrar no prédio do STF, mas não conseguiu
Na sequencia, ocorreram as explosões em frente ao Supremo
O corpo do suspeito foi encontrado em frente prédio do STF logo depois. A identidade do homem ainda não havia sido divulgada até a última atualização dessa reportagem porque, segundo o governo do Distrito Federal, seria necessária a perícia e a varredura de toda extensão da Praça dos Três Poderes para assegurar que não existem mais explosivos na região.
Praça dos Três Poderes, em Brasília, é isolada depois de duas explosões
Jornal Nacional/ Reprodução
Segundo a vice-governadora, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros agiram imediatamente para isolar a área. Celina Leão disse que conversou com o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e assegurou que o GDF está cuidando da segurança do local.
A vice-governadora afirmou também que falou com os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados sobre o isolamento do Congresso Nacional e para não ter expediente nesta quinta-feira (14), até a PMDF liberar o prédio com segurança.
Mais tarde, o Senado Federal confirmou que o expediente está suspenso até o meio-dia desta quinta. No STF o trabalho também foi suspenso até o meio-dia, em todos os prédios, e a situação será reavaliada ao longo da manhã.
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar as explosões, que será enviado ao ministro Alexandre de Moraes.
Explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília
Arte/g1
Carro que explodiu tem placa de Santa Catarina
Carro foi encontrado com explosivos no estacionamento da Câmara
Reprodução
O carro que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados tem placa de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O dono é Francisco Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020 e não se elegeu – ele teve 98 votos naquela disputa.
Francisco postou uma foto em uma rede social quando esteve no plenário do STF, com críticas ao Supremo. "Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro). Ou não sabem o tamanho das presas ou é burrice mesmo".
Segundo a Polícia Civil, ele alugou, sozinho, uma casa em Ceilândia, no DF.
LEIA TAMBÉM:
ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS: Homem detona explosivos e morre em frente ao STF; Praça dos Três Poderes é isolada
CARRO TEM PLACA DE SANTA CATARINA: Imagens mostram porta-malas de carro destruído perto da Câmara; vídeo flagra explosões e fumaça
Leia outras notícias da região no g1 DF.