Esplanada dos Ministérios, em Brasília, é interditada para visita do presidente da China
19/11/2024
Restrições começam às 23h45 desta terça (19). Segundo Secretaria de Segurança Pública do DF, horários de liberação das vias 'ocorrerão conforme avaliação das equipes técnicas'. Esplanada dos Ministérios
Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
O acesso de veículos e pedestres à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, será restrito, nesta quarta-feira (20), por causa da visita do presidente da China, Xi Jinping.
Xi Jinping será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada. Após a reunião bilateral, ocorre uma declaração conjunta entre os dois chefes de estado e, à noite, Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, oferecem um jantar ao líder chinês no Palácio do Itamaraty.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
👉As interdições no trânsito começam às 23h45 desta terça (19), nas vias N1 e S1, a partir da Avenida da Mulher, que fica entre os blocos C e O, sedes dos ministérios da Saúde e da Economia, respectivamente.
👉A limitação de tráfego segue até a via L4, na altura do 1° Grupamento de Bombeiros (1° GBM/CBMDF) e do Pavilhão das Metas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, as interdições serão "pontuais e temporárias durante o deslocamento das autoridades envolvidas". Segundo a pasta, o policiamento na área central de Brasília foi reforhado, "assim como em outros pontos estratégicos".
"Os horários de liberação e fechamento das vias ocorrerão conforme avaliação das equipes técnicas, visando a segurança e a mobilidade urbana", diz a Secretaria de Segurança Pública do DF.
Hotel reservado para comitiva chinesa
Xi Jinping, presidente da China.
Getty Images via BBC
A comitiva presidencial de Xi Jinping desalojou todos os hóspedes e moradores de um complexo hoteleiro que fica ao lado do Palácio da Alvorada, entre segunda-feira (18) e quinta (21). O hotel fica a menos de um quilômetro do Alvorada, às margens do Lago Paranoá, e é o espaço mais próximo da residência presidencial.
Apenas um inquilino foi poupado: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Haddad mora no hotel desde que se mudou para Brasília, no final de 2022.
Os trabalhadores do hotel também foram dispensados. Durante a estadia de Xi Jinping, os serviços serão realizados por funcionários contratados pelo governo chinês.
LEIA TAMBÉM:
SUJEIRAS E BARATAS: veja imagens do alojamento dos brasileiros 'presos' na Guatemala
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: veja o que abre e o que fecha no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.